Fabiola Otárola Cornejo

Área de Conhecimento:
Linguística
Instituição:
Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso
Departamento:
Centro de Investigação para a Educação Inclusiv
Cidade:
Valparaíso (Chile)

Professora de Educação Especial e Doutora em Linguística. Atualmente, atua como Pesquisadora do Centro de Investigação para a Educação Inclusiva (EduInclusiva), da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Especificamente na Linha 3: Práticas de sala de aula e escola para a inclusão. Suas linhas de pesquisa estão associadas à linguística da língua de sinais chilena (LSCh), às práticas inclusivas em diferentes níveis educacionais; e ao desenvolvimento tardio da comunicação e da linguagem. Em relação aos estudos da língua de sinais chilena (LSCh), dedicou-se a estudar o discurso narrativo, os recursos linguísticos próprios da LSCh e a aquisição destes, dependendo dos anos de imersão na língua. Atualmente, está executando o Fondecyt de Iniciação N°11230929, que busca analisar a influência dos Programas de Atenção Precoce no processo educativo de jovens surdos(as) e em suas famílias.

Quanto às práticas inclusivas, investiga como a inclusão em escolas e salas de aula é vivida por estudantes, mães/pais, docentes e equipe de profissionais de apoio, ao longo da trajetória educativa, de estudantes de escolas municipais chilenas.

FORMAÇÕES:

  • Doutora em Linguística

ATIVIDADES ENVOLVIDAS:

  • Integrante da Equipe de Pesquisa Intercultural Bilíngue Movimento 42, com a qual desenvolve pesquisas linguísticas, trabalha no apoio às políticas públicas associadas às comunidades surdas.
  • Consultora a diversas instituições educativas, formação e capacitação de profissionais (co-educadores surdos, professores, instrutores de LSCh, intérpretes de LSCh e outros profissionais afins).